Resquícios de Insanidade



- “Olá. Meu nome é Roberto, sou viciado em musculação e tenho alguns surtos diários para compartilhar com vocês”
- “Obrigado por compartilhar, Roberto”

Por que estou começando esse texto dessa forma ? Já presenciamos essa cena em diversos filmes : todo mundo sentado em cadeiras, distribuídas em um círculo e cada participante conta um segredo/fato de sua vida. A galera que está ouvindo se mostra prestativa, solidária, etc. Mas quem está falando, geralmente, não regula muito bem das idéias e acaba contando algo que, geralmente, o inibiria em outros ambientes. E é esse o teor do artigo de hoje.
Já me sinto entre amigos aqui. Não conheço a grande parte dos amigos que acessam o blog mas clima de amizade aqui é tão sólido, de modo que fico extremamente à vontade para lhes escrever o que irei expor agora. Sabe quando você vai na casa da namorada pela primeira vez, todo tímido, cumprimenta e sorri pra todo mundo, tenta ser o mais agradável possível ? Nada disso, isso já passou. Estou mais pra aquele namorado que se sente em casa mesmo, vai no banheiro de porta aberta, não dá descarga, arrota na mesa e pede o carro emprestado pro sogro. E vamos que vamos !

Todos nós temos algumas manias ... algumas chegam a ser até superstições. Eu também as tenho. E como passo o dia todo na academia, acabo centralizando minhas manias para esse âmbito : os ferros. O título do texto, de início, seria “Dicas para deixar seu treino mais insano”, mas percebi que a insanidade era minha e achei melhor alterar o nome. São peculiaridades que podem te ajudar em um dia de treino mais intenso, te deixar mais irado, dar suporte protéico de uma forma, digamos, radical, e por aí vai. Tudo em prol do nosso objetivo básico : ficar maior, mais definido e com mais força. Algumas dessas dicas, você, pode conhecer, outras você já até coloca em prática mas acredito que a maioria delas é algo bem pessoal e estou aqui hoje para dividir essas pequenas insanidades com você.

Lembre-se : mente aberta para ler as linhas abaixo, pois, como você já deve ter percebido há tempos, o blog possui informações que podem bater de frente com alguns “doutores” mais radicais, com seus cabrestos que não enxergam nada a sua volta.

Pré-treino from hell
Isso aqui surgiu de forma despretenciosa há mais ou menos 1 ano atrás, resquícios de um tempo em que eu procurava recursos para me deixar mais nervoso no treino. Nervoso ? Sim, nervoso! Acho a ira um fator essencial pra te colocar um patamar acima no treino (já escrevi isso aqui no blog).
Então, deixei 100ml de água esquentando no microondas enquanto procurava ingredientes na cozinha para fazer meu termogênico caseiro. Fui achando o que usaria, um a um pelo armário da cozinha. Abria uma porta e pegava algo. Peguei café solúvel, pó de guaraná, etc até chegar na “fórmula” abaixo :

- 3 colheres de sopa cheias de café solúvel
- 1 colher de chá de pó de guaraná
- 1 comprimido de franol
- 1 comprimido de aspirina
- 1 comprimido de iohimbina
- 5 gotas de pimenta

É isso mesmo o que você leu. Pimenta. “Mas, Betão, não vai ficar ardido ??” . Sim, pimpolho ... e é essa a idéia. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina, a qual também possui propriedades benéficas à saúde. Ela provoca a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar. As substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Alguns dizem que, como o gengibre, a pimenta possui propriedades termogênicas também. Mas não é só por isso que coloco a pimenta. Uso-a para estimular a fúria no treino, deixar-me positivamente focado e nervoso. Crio um ambiente propício para o estímulo muscular em todas as suas vertentes. Quando vou treinar, vou pronto pra guerra. E em uma guerra, você deve dispor de todos os elementos possíveis para a vitória. Cético ?? Então, experimente e me mande um e-mail sincero depois.


Gole da madrugada
Houve um período em minha vida que o tempo estava tão corrido e eu dormia tão pouco, que chegava a colocar o relógio para despertar no meio da noite (mais ou menos 3 da manhã) só pra constatar que ainda havia tempo para dormir !!!!! Meio psicopata, né ? E ainda não consegui abandonar essa prática. Só que o objetivo agora é outro : suporte protéico. Coloco o despertador pra tocar ás 3:30h da manhã, teoricamente, um dos meus períodos de sono REM (Rapid Eyes Moviment) ou movimento rápido dos olhos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. As pessoas acordadas durante o sono REM, normalmente, sentem-se alertas, com maior índice de atenção, ou mais dispostas e prontas para a atividade normal. Diz-se, também que nesse período, a liberação de GH é altíssima. Então, porque não acordar e tomar BCAA e arginina ?
Tomo 6 cápsulas de BCAA e 2 comprimidos de Ornitargin (arginina) e volto a dormir.

Música certa na hora certa
Você já ouviu uma música e ficou com vontade de chorar ? Houve um período que eu ouvia Susan Boyle e fica com os olhinhos cheios de lágrimas. Não ri, não, pô!!! A tiazinha canta demais. Se esse é o seu caso, transfira essa energia para o treino. Claro, que não com músicas tristes, melancólicas ou com aquelas musiquinhas de emo do capeta ... escolha músicas que te deixam positivamente nervoso, coloque no seu mp3, mp4, mp”n”. Sinceramente, fará uma grande diferença. Faça o set list de acordo com o músculo a ser treinado. Como fecho a academia as 11:30h e volto as 14:00h (hora que também treino) tenho um tempo extra pra escolher as músicas certas. Na verdade já tenho até diretórios no micro com as músicas para cada dia de treino. E as músicas selecionadas estão de acordo com o tipo de treino que irei realizar. Músicas que começam relativamente lentas e depois evoluem para a pancadaria uso no dia de treino de peito, são músicas com guitarras cortantes e ritmadas (experimente ouvir Chevelle – Family System). Gosto de New Metal e Industrial Metal pra treinar braços (experimente Korn – Did my Time e Fear Factory – Shock) e música instrumental (trilha sonora do Conan, o bárbaro, ou do Gladiador, por exemplo) pra treinar costas ... e por aí, vai ...
A mesma coisa vale para o pós-treino : é hora de relaxar. É quando troco totalmente o estilo das músicas e saboreio minha refeição ouvindo coisas como Kitaro, Enya, Pavarotti ou Vangelis (músicas clássica e new age). Não fico sem música nem na hora de dormir. Ao deitar no leito do guerreiro, para finalmente descansar depois de um dia de trabalho, beijo na esposa e Metallica no fone de ouvido ...

Pré-treino com o Branch
Quer algo mais inspirador do que assistir um treino do mutante Brach Warren ? Todo dia, eu escrevi todo dia, assisto trechos do DVD do baixinho insano antes de treinar. Sua atitude contagia, empolga, transfere-nos a um ambiente totalmente enlouquecedor de treino. Quem de nós não se imaginou na MetroFlex ao ver o Branch treinar ? Chega a ser mágico !!!

Essas foram algumas manias que tenho no que envolve a prática da musculação. Mas nada de se benzer antes de deitar no banco de supino, usar cuequinha listrada no dia de treinar perna ou algumas dessas .... hummm ... coisas bizarras aí ...
Até um próximo artigo !!!

Stay Strong !!!

Comentários

  1. Ah Tio mais uma dica, antes de treinar sempre passo aqui no blog pra dar uma olhada no material e conferir o arsenal d treino parabens pelo otimo conteudo ")

    ResponderExcluir
  2. O lance da MÚSICA é até LOUCO MESMO.
    Se eu não tiver com meu MP"N" NÃO ROLA TREINO MESMO, porque ficar ouvindo aquelas músicas de PELA SACO que rola na academia... NEM EM SONHO.

    Se dizia o MESTRE ARNOLD que o treino é a união da mente e corpo, a música faz a MENTE VIAJAR nisso... vem força de todas as dimensões, a dor acompanha o ritmo e tudo vira um BELO MUSICAL ANABOLICO. ♪♫♪♫

    Minha lista de bandas FIEIS são: LAMB OF GOD, METALLICA, DISTURBED, CHEVELLE, NIGHTWISH, SEPTIC FLASH (A MÚSICA ANUBIS), THERION, EPICA... E POR AÍ VAI.


    ADORO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  3. "leito do guerreiro" que gracinha, hahahah...

    Putz, eu com 2 comprimidos de franol e uma xicara de café não consigo nem ficar quieta no banco do onibus até chegar na academia!

    Aliás, franol é ótimo e é dica do Betão! Valeu, titio! =D

    Betão, posso sugerir uma coisa? Fale sobre os treinos que nos deixam nauseados, se vale a pena vomitar (e perder o suplemento e a força) ou engolir e respirar... To num dilema quanto a isso, vejo gente que vomita e se sente melhor depois, mas fico receosa de colocar meu suplementos pra fora e ficar fraquinha...

    ResponderExcluir
  4. é isso tio!
    curto muitos seus textos sobre relatos, treinos e etc...
    peço a sua permissão para escrever algo e enviar para o senhor
    se gostar posta no blog, seria uma honra pra mim
    abraço

    bons treinos

    ResponderExcluir
  5. O estado de REM na verdade é o pior horário para se acordar, logo após é o melhor. Mas ele não tem hora certa, e seus ciclos vão se prolongando à medida que a noite passa. Isso quer dizer que é mais provável que você esteja em um estado REM mais para o fim da madrugada do que no início.

    Em vez de colocar o despertador, tente acordar naturalmente de noite. Se for perto da hora em que você quer tomar os suplementos, pronto, tome.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. TU ENCHIA OS OLHOS DE LÁGRIMAS ENTÃO TIO BETÃO ? MAS QUE BARBARIDADE ! HAHAHAHAHAHAH TAMO JUNTO KARALHOOOOOOO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas