VOCÊ PERGUNTA ... O BETÃO RESPONDE ... ESPECIAL - PARTE 5

Pedro
“Fala Betão, aqui vai uma coletânea de duvidas de iniciantes ...”



1) Voce acha que é demais fazer uma drop-set para cada exercício na ultima serie apenas ?
Eu acho que é “de menos” ... aqui na academia, passo a drop-set desde a primeira série e o pessoal faz até a última. Mas é uma opção, sim. Ao invés de fazer para o mesmo exercício, faz-se apenas uma vez para cada.


2) Multivitaminico deve ser tomado em quais horários ? E o Omega-3 ? E a Vitamina-C ?
Não acredito que exista esse “horário pré-determinado” para algumas coisas. Se fosse assim, teríamos que levantar de madrugada para treinar, que é o horário que ocorre o pico de testosterona. Alguns defendem tomar o Ômega-3 na hora do almoço, vitamina C antes de escovar os dentes ... eu não acho necessário isso ...

3) Li o seu artigo sobre Creatina em água quente. Decidir que irei tomar antes e depois do treino com água morna. Porém na do pós-treino eu devo tomar ela antes ou depois de tomar o Whey+Malto ?
Tome antes do whey+malto, espere uns minutos apenas e tome seu shake.
4) Quantos litros de água por dia você acha recomendado uma pessoa tomar ?
Quando tenho que passar algo prático pro pessoal aqui, digo-lhes para dividir o peso por 25, ou seja, se você tem 100kg tem que tomar 4 litros por dia.
Lembre-se que mesmo água em excesso pode ser prejuducial ... procure por "intoxicação por água" no Google.

5) Devo ir até a falha em todos os exercícios ? Porque o meu treino está em pirâmide 12/10/8 (vou aumentando o peso e diminuindo repetições) ai eu começo com um peso pequeno. Se por exemplo eu fizer as 12 repetições com essa carga pequena e não sentir muito o músculo ? O que eu devo fazer dai ? Não é melhor fazer 4x8 ou 3x10 com uma carga que você consiga realizar elas bem feitas ?
Man, não se prenda a números, eles são apenas parâmetros pra você não se perder na série. Maaaaas, eu prefiro ir até a falha, desde que ela seja próxima ao número que estipulei. Por exemplo, estipulei que faria fazer 10 repetições, se eu só fiz 8, estava pesado, se eu fiz mais, estava leve e assim foi lapidando as cargas pro próximo treino.
Quanto ao número de repetições, 4x8, 4x10, etc ... eu sempre mudo pra não perder o estímulo muscular.


6) O meu treino está demorando um pouco (1:10) por conta dos abdominais. Tem algum problema ?
Não vejo problema desde que seu suporte calórico compense esse tempo treinado.

7) O que voce me diz de cafeina + creatina ? Anula o efeito mesmo ?
Não, não anula. Pessoal confundiu que a cafeína possui propriedades diuréticas e a creatina que retém líquido intracelular, dizendo que são opostas e, por isso, uma anularia a outra. O que pode acontecer, na verdade, é o atraso, se acontecer. Você pode observar que muitos suplementos possuem as duas em suas formulações.

8) A cafeina , creatina e o BCAA devem ser tomadas quantos minutos antes do treino ?
Não há necessidade de se tomar creatina antes do treino. Ela não vai dar esse “up” que a galera pensa que dá. Quando eu uso creatina antes do treino e pensando no seu efeito no pós. Cafeína, uns 20-30 minutos antes e o BCAA depende, se vier em cápsulas ou em pó. Mas pra simplificar, tome todos eles uma meia hora antes de treinar.

9) Creatina pode dar pedra nos rins ?
A creatina, a vitamina C e o leite são vistas como inimigas dos rins. No caso dos 3 últimos, realmente pode ocorrer (assim como o tomate) por que para gerar o produto final da absorção deles ocorre a produção de metabólitos sólidos. Já a creatina não acredito que possa dar pedras nos rins e não conheço nenhum caso clínico. O que ouço por aí é “Comecei a tomar creatina e meu rim está doendo”. Então pergunto se a pessoa foi ao médico e a resposta, claro, é “não”.


10) Pergunta final agora: Se você pudesse falar/escrever algo para dar dicas à um iniciante para ganhar massa muscular. O que você diria ?
Estude bastante sobre musculação, pergunte, ouça, observe os mais velhos. Tenha paciência nessa empreitada, a musculação deve ser “sentida” dia-a-dia, quem cresce de uma hora pra outra é o Hulk ... e, é claro, acesse o blog do Betão.

Comentários

Postagens mais visitadas