O treino turbinado de tríceps





Observando as pessoas na academia, percebe-se que a grande maioria sempre treina um músculo grande, seguido de um músculo pequeno. Há as mais diversas combinações, assim como as teorias mais furadas a respeito disso. Quantas e quantas vezes eu ouvi o professor de musculação expondo suas ideias da seguinte maneira:

Treine tríceps sempre depois de peito. Você já pré-aqueceu seus tríceps quando treinou peito, então o ideal é ir de tríceps mesmo”. 

Será? Então você não vai treinar tríceps com 100% de aproveitamento, certo? Porque ele já foi sinergista em outro grupo muscular.

Também já ouvi que deveríamos treinar tríceps no dia de ombro, pelo mesmo motivo. Ambos os professores se prenderam à ideia de que você usa o tríceps nos exercícios de pressão, tanto de peito quanto de ombro. E não estão errados.

Mas também já ouvi que devemos treinar tríceps no dia do treino de dorsais. E mais, no dia anterior não poderíamos ter treinado nem peito e nem ombro. E nem deveríamos treinar esses músculos nos dias seguintes também. Um afunilamento de opções sem sentido algum.

Enfim, é uma parafernália de opiniões e cada uma segue uma direção, de acordo com o que lhes foi ensinado ou pela intuição. Mas e então, o que fazer? Se quero dar um “up” violento nos meus tríceps? Afinal, 2/3 do braço são tríceps. Apenas 1/3 do volume é bíceps e ainda assim ele fica relaxado na maior parte do tempo. Então, siga o treino proposto a seguir.

O treino turbinado – fase 1 (semana 1 e 2)
Dividi o treino de tríceps em 3 fases distintas. Na primeira fase, você vai treinar os exercícios de forma isolada, isso é, uma série simples, com 6 exercícios que você treinará 1x na semana, em um dia só de tríceps. Não use esse método em conjunto com outro músculo (depois de treinar peito, por exemplo). Vamos focar o volume do tríceps, alternando a posição do seu braço, de modo que você trabalhe as 3 cabeças do músculo. Descanso de 45 segundos entre as séries é o suficiente.


  • ·         Coice – 4x8 cada lado
  • ·         Francês com corda (polia baixa) – 4x8
  • ·         Supino fechado pra tríceps supinado – 4x8
  • ·         Francês com 1 halter – 4x8
  • ·         Testa com 2 halteres – 4x8
  • ·         Francês com barra reta em pé – 4x8


O treino turbinado – fase 2 (semana 3 e 4)
Nas semanas seguintes, 3 e 4, vamos agrupar os exercícios de 2 em 2, formando uma bi-set. Bi-sets são séries compostas por dois exercícios os quais seguem uma linha de realização de uma série e de um exercício seguida imediatamente pela série do outro. Nas semanas 3 e 4 você pode realizar o treino de tríceps 2x na semana. Um dia com peito e 1 dia isoladamente. Descanso de 60 segundos entre as séries. O protocolo a seguir é o seguinte :


  • ·         Coice + Francês com corda (polia baixa) – 4x(8cada lado + 12)
  • ·         Supino fechado pra tríceps supinado + Francês com 1 halter – 4x(8 + 12)
  • ·         Testa com 2 halteres + Francês com barra reta em pé – 4x(8 + 12)


O treino turbinado – fase 3 (semana 5 e 6)
Nas semanas 5 e 6, será a hora de ver do que você é realmente feito. Vamos realizar um circuito com os 6 exercícios, isto é, você vai fazer os 6 exercícios que já vinha fazendo desde a semana 1 em seguida, sem descanso e só descansará ao término do sexto exercício. Essa será 1 série do circuito e você tem que fazer 4 séries (ou 4 circuitos). Descanso de 90 segundos entre as séries e 10 repetições de cada exercício. A sugestão é que seja feita como nas semanas 3 e 4: um treino no dia de peito e outro isoladamente.


  • ·         Coice + Francês com corda (polia baixa) + Supino fechado pra tríceps supinado + Francês com 1 halter + Testa com 2 halteres + Francês com barra reta em pé


O treino turbinado – fase 4 (semana 7 e 8)
Na reta final do método, você irá voltar pra primeira sequência que utilizou, só que a fará de baixo pra cima, isso é, invertendo a ordem de como foi feita. E mais! Irá mudar as repetições para apenas 6, aumentando a carga e o tempo de descanso pra 75 segundos.


  • ·         Francês com barra reta em pé – 4x6
  • ·         Testa com 2 halteres – 4x6
  • ·         Francês com 1 halter – 4x6
  • ·         Supino fechado pra tríceps supinado – 4x6
  • ·         Francês com corda (polia baixa) – 4x6
  • ·         Coice – 4x6 cada lado


Duvido que seus tríceps não reajam a esse tipo de treino de forma assustadora. Serão 8 semanas em que você poderá acompanhar uma evolução sólida dos seus tríceps. Essa metodologia de periodização é, sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de evoluir, maximizando seus resultados em uma escala de tempo menor.

Fiz testes com outros músculos e o método pode ser usado em qualquer agrupamento muscular. Mas com os tríceps tive os melhores resultados. Adotei outros métodos para bíceps, costas, peito, pernas, etc e irei compartilhar aos poucos com vocês. Fiquem ligados!

Stay strong!

Betão

Comentários

Postagens mais visitadas